Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

"Você comeria aqui?"

Eu ainda não sou mãe, mas espero que quando eu me tornar uma, possa alimentar meu filho em livre demanda (quando a mãe amamenta o filho no momento que ele quer, sem restrições de horários ou de lugar). E para que o aleitamento materno seja feito de forma mais efetiva, a mãe tem o direito de se sentir confortável em amamentar seu filho em qualquer lugar, no momento em que precisar. 

Mas infelizmente esta não é a realidade do Brasil nem de vários outros países do mundo. Há uma cultura machista que determina que a mulher pode expor seus seios nua no carnaval e tudo é lindo, mas se ela tira seu peito para fora para alimentar seu filho, então estamos vendo uma pouca vergonha, um desrespeito desta mulher com as pessoas ao seu redor. Esta cultura nojenta faz com que muitas mães tenham de amamentar seus filhos em locais escondidos, e muitas vezes não-higiênicos, como os banheiros de shoppings e restaurantes.

Pensando nos constrangimentos que estas mães e estes bebês tem que enfrentar, dois estudantes universitários norte-americanos criaram um projeto chamado When Nurture Calls (quando a alimentação chama, em tradução livre). A partir deste projeto, eles queriam invocar a sociedade a pensar a maneira como a amamentação, a alimentação destes bebês estava sendo tratada.

Bom apetite

Jantar particular

Mesa para dois
Como disse acima, a intenção deste projeto era chamar a atenção do direito que as mulheres deveriam ter de alimentar seus filhos no momento em que eles precisarem, sem ter de se incomodar com os olhares maldosos e políticas anti-aleitamento das mais diferentes instituições das quais mulheres são expulsas frequentemente por estarem amamentando seus filhos.

No Brasil já tivemos vários mamaços (amamentação coletiva) por protesto em locais que proibiram ou expulsaram mães que estavam amamentando seus filhos em público. Há uma petição online do grupo Aleitamento Materno Solidário (AMS) para que as mães tenham direito em todo o território brasileiro de amamentar seu filho sem ser constrangida a parar de fazê-lo. Para assiná-la, basta clicar aqui.

Caso queira conhecer mais do projeto dos estudantes Kris Haro Johnathan Wenske, há alguns meios de contato. O site criado depois da repercussão positiva das fotos, bem como a página do Facebook deles. 

Não deixe de participar desta briga. Todo bebê tem direito a ser amamentado quando precisa, onde quer que esteja. Esta luta é por crianças mais saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário