Páginas

domingo, 23 de novembro de 2014

Junho, o filme.

Ficha técnica:
Diretor: João Wainer
Roteiro: Cesar Gananian e João Wainer
Produção executiva: Fernando Canzian e João Wainer
Distribuição: O2 Play



Assisti na noite de sexta-feira este documentário produzido pela TV Folha sobre os protestos de junho/2013 no Brasil, e foi um misto de emoção, nostalgia, tristeza e muita decepção com o país. Emoção e nostalgia porque foi a primeira vez que vi os brasileiros se unirem por algo. Tristeza e decepção porque a união e luta reais foram momentâneas demais, e porque um pouco mais de um ano depois, nas eleições nacionais, colocamos no Congresso, o grupo de políticos mais conservador desde o pós-1964

É difícil conceber como um país que sente pela primeira vez que se quando ele se mobiliza, ele alcança coisas, se junta para reeleger certos governadores e senadores por aí, além de criar um congresso escroto como o que teremos a partir de fevereiro de 2015. Como conciliar as duas coisas? Como conciliar mudanças na política e avanço social com militares, evangélicos e ruralistas que lutam apenas por seus interesses mesquinhos e suspeitos?

O filme é um tapa na cara também de todos aqueles que replicaram o discurso de "O gigante acordou", pois nas periferias deste país, como diz o poeta Sergio Vaz, o Brasil nunca dormiu. A periferia e os movimentos sociais sempre estiveram despertos, lutando por melhores condições de vida e direitos básicos da população, enquanto a classe média finge não ver - ou realmente não vê, pois não se importa - a situação precária em que se vive nas diversas periferias do Brasil.

Eu realmente temo pelo futuro deste país. Não pela reeleição da Dilma, pois sozinha ela faz e pode fazer pouca coisa. Mas pelo legislativo que elegemos e que nos regerá pelos próximos 4 anos. Temo também por todo este movimento de extrema-direita que surgiu como o ponto de união pela luta da moral, dos bons costumes e pelos cidadãos de bem. Um movimento em escala global de crescimento da extrema-direita pode ser percebido, e isto assusta. Só espero estar errada em meus temores.

Sobre o filme, recomendo demais. Ele tem pouco mais de 1 hora de duração e vale a pena. Abaixo links de onde ele está disponível.

Netflix          Vimeo         Google Play

Nenhum comentário:

Postar um comentário