Terminei a leitura deste livro há poucos minutos e continuo sem fôlego e sem palavras. É o 4º livro do John Green que leio, apesar de ter sido o primeiro romance escrito por ele. Os que já li foram O Teorema Katherine, Cidades de Papel e por fim o A culpa é das estrelas. Nos três lidos anteriormente havia muita comédia, muito de uma adolescência feliz, embora com seus problemas. Neste livro - desde o começo - tive a sensação de estar lendo algo melancólico, muito mais denso do que havia me acostumado na escrita de Green.
O enredo apresentado nas sinopses do livro falam de Miles Halter, um garoto aparentemente normal e solitário da Califórnia. Miles é aficcionado por últimas palavras. Cansado de ser sozinho em sua escola, Miles decide ir para a escola interna Culver Creek, no Alabama. Ali conhece seus primeiros amigos verdadeiros. Há toda uma questão de descoberta de si mesmo e da convivência com o outro no enredo do livro, mas o que mais chamou a minha atenção foram os conflitos vividos pelo grupo de amigos da história. São conflitos que podem parecer bobos a muitos adultos, mas são reais e importantes na vida de muitos adolescentes, e muitas vezes por não encontrarem compreensão em seus pais e professores - que geralmente são os modelos dos adolescentes - acabam tomando decisões erradas e não sabendo enfrentar os problemas que a vida apresenta.
Em sua escrita, John Green nos faz ter reflexões profundas, mesmo a partir da voz de um adolescente. Nos livros dele me vi refletindo sobre Deus, sobre minha vida, sobre os planos para o futuro e sobre a morte. De maneira despretensiosa, ele nos leva a pensar, sem nem mesmo perceber que estamos refletindo sobre algo mais profundo que não o simples dilema adolescente apresentado pelo personagem em questão.
Eu poderia discorrer sobre o enredo do livro, mas acho que as surpresas e descobertas devem ser feitas da maneira correta: lendo o mesmo. E se você ficou com medo de lê-lo por ser um livro sobre adolescentes, não tema. Muitas das incertezas e dos medos da nossa adolescência nos acompanharão por toda nossa vida.
Postado originalmente em: http://crentassos.com.br/blog/2014/07/terminei-quem-e-voce-alasca-john-green.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário