Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

"Fiquei noiva!" - A questão do orçamento.

Como prometido, dando continuidade aos meus posts sobre casamento, hoje venho falar sobre o tão temido orçamento. Este será o cara que invariavelmente lhe tirará muitas noites de sono e te afligirá até o grande dia, mas caso você e seu noivo não façam um bom planejamento do orçamento desde o início, ou ultrapassem o planejado em cada detalhezinho, a dor de cabeça será estratosférica. 

O orçamento do casamento é a segunda coisa mais importante a ser decidida pelo fato de que para tudo na vida, precisamos de dinheiro. Para um casamento, sempre precisamos do dobro de dinheiro. O mercado dos casórios é um mercado caro por natureza, que em média cobra valores 50% mais caros do que para outro evento. Por isso, é fundamental a questão do dinheiro estar bem resolvida. Caso você queira fazer um mega casamento e não poderá contar com a ajuda da família, pesquise quanto você gastaria e calcule em quanto tempo junta o máximo de dinheiro para atingir esta quantia. Muitas pessoas tem o hábito de parcelar suas compras, mas em se tratando de casamento, a última parcela sempre será nos dias antecedentes ao evento, por isso quanto mais compras parceladas, mais coisas você terá que pagar no último mês de solteira. E lembre-se: pagamentos à vista dão desconto.

Eu sou uma pessoa que super defende que os outros lutem por seus sonhos, mas neste caso, seu sonho cabe em seu bolso? Se você não quer abrir mão de um casamento caro, terá de abrir mão de outras coisas para seu orçamento fechar. Talvez vender o carro, deixar de ter lua-de-mel, não comprar o apartamento. E não apenas casamentos caros comprometem o orçamento. Você pode ter resolvido fazer um casamento pequeno, barato, mas a cada novo serviço fechado, extrapola um pouco o limite que tinha pré-estabelecido. A cada compra de decoração feita, passa da linha novamente só um pouquinho. No final, some todos estes pouquinhos e você perceberá como ultrapassou o orçamento total. A cada vez que você gasta um pouco a mais em alguma coisa fora do orçamento, você terá de diminuir o orçamento previsto para outra área de seu casamento se quiser fechar o orçamento no azul.

E o que realmente importa é fechar o orçamento no azul, pois as consequências não param na hora da festa. Se você comprometer o orçamento de seu casamento, a chance de você ter também comprometido o orçamento dos primeiros meses de sua vida de casada são enormes, e eu acredito que um dos piores problemas num início de casamento é começar a vida a dois cheios de dívidas já. Se você fizer seu casamento sem se importar com seu orçamento, você terá dinheiro o suficiente para comprar os móveis que desejou? Decorar a casa como quis? Ter uma estabilidade e tranquilidade financeira nesta fase tão boa de recém-casados? Ou seu começo de casamento será um estres, a cada mês fechando o saldo na corda-bamba, pois ainda há dívidas do casamento pendente? É nesta pergunta que você deve refletir e se responder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário