Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Sobre a padronização de vida segundo os blogs femininos.

Sou uma pessoa que gosta muito de ler, e com a internet em nossas vidas, os blogs passaram cada vez mais a ser a forma mais rápida e barata para se ter acesso a conteúdos variados e "fresquinhos". Blogs são úteis para diversas coisas e eu mesma tenho blog há mais de 6 anos, embora já tenha trocado algumas vezes de nome, criado novos formatos, etc.

Comecei com o Café e coberta com a intenção de escrever minhas pequenas crônicas, pequenos pedaços de mim e do que vivi em meus personagens, mas confesso que quase não leio blogs literários. Meu forte de leitura são os blogs femininos. Já devo ter visitado mais de 50 blogs deste tipo. Quando gosto do estilo da escrita da blogueira e do layout do blog, eu volto. Hoje leio em média uns 6 blogs assim e vez ou outra já desejei ter a vida de blogueira. Viajar o mundo patrocinada, ir às festas de lançamentos do mundo dos cosméticos, receber press kits em casa e tudo o mais. E hoje, novamente me vi tendo este tipo de pensamento e cheguei a uma conclusão: os blogs realmente são as revistas do século XXI.

Vogue, Elle, Harper's Bazaar. Todas estas nos empurram vidas e corpos que as mulheres normais nunca terão. Nos mentem em relação aos corpos das mulheres que admiramos, abusando do photoshop para que elas pareçam perfeitas, mas nenhuma de nós o é e nem pode ser. E os blogs hoje nos vendem esta nova vida de glamour. Como se toda mulher tivesse dinheiro para comprar os lançamentos da Sephora e ter sapatilhas para o dia-a-dia da Chanel. São poucas as mulheres que podem estar na Europa numa semana e na outra esquiando em Bariloche. E os blogs tem - desta forma - feito o que as revistas femininas já fazem há décadas: nos vendem ideias falsas de uma vida fácil e rica, cheia de glamour, viagens e maquiagens caras novas toda semana. Mas como eu disse, ele mentem.

Primeiro: as mulheres normais trabalham. E as mulheres normais trabalham fora, não no seu home office. As mulheres normais não tem tempo para fazer uma maquiagem estilo tutorial todo santo dia, porque o tempo é curto, porque enfrentamos trânsito, porque não estamos com saco. E devemos estar okay com isto. Nós não ganhamos dinheiro nos maquiando impecavelmente todo dia, nem somos garotas-propaganda de linhas de cosméticos. Espinhas surgirão, não teremos tempo de esconder perfeitamente as olheiras e mesmo assim, somos reais.

Segundo: as mulheres reais não ganham press kits toda semana, por isso, sim, repetimos roupas. Sim, não temos bancadas e mais bancadas de maquiagens, nem prateleiras cheias de sapatos novos e muitas vezes quase iguais. Repetimos sapato em festas. Repetimos até mesmo vestidos de festa e com isso nos sobra dinheiro para poder comer fora com o marido, pegar um cinema ou comprar livros. Às vezes precisamos deste dinheiro simplesmente para pagar contas, pois elas chegam.

Terceiro: viajar o mundo é possível, mas de graça é bem mais fácil. O que me levou a ter esta reflexão foi justamente a questão das viagens. Eu sempre desejei conhecer o mundo, e tive poucas oportunidades de viajar. Conheço Londres bem por cima, pois morei lá por três meses, mas a grana era curta e quase não passeei pela cidade. As contas chegam por lá também. E além de viajar muitas vezes patrocinadas, as blogueiras ainda lucram com estas viagens, pois fazem vlogs, posts publicitários e afins.

E a gente sonha. Deseja rodar o mundo na mesma velocidade que elas, mas para pessoas normais, isso não é possível. Férias é uma vez ao ano e viajar para fora do país pode ser muito caro. É um sonho que se você deseja, pode ser que leve anos até você ter dinheiro suficiente para ir. Não quero te desestimular de viajar, mas nunca é tão simples quanto as blogueiras insistem em dizer que é. Sonhe, mas tenha os pés na realidade.

Por fim, quero dizer que já aprendi muito lendo os blogs de menininha que leio e acho que eles são muito bons como fonte de conteúdo. Mas a vida que estas meninas levam não é normal nem comum, por isso devemos reter aquilo que é bom destes conteúdos, sonhar com aquilo que queremos, mas nunca cairmos na tentação de comparar as nossas vida com a vida de nenhuma blogueira ou celebridade dos tempos das revistas. Quem está fora do padrão são elas, não nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário