Páginas

sábado, 24 de abril de 2010

O Cavalo e Seu Menino.

"Teve tanta pena de si mesmo que as lágrimas começaram a deslizar por seu rosto.
Um susto interrompeu os seus tristes pensamentos. Alguém ou alguma coisa caminhava ao seu lado. Nas trevas não podia ver nada. E a coisa (ou a pessoa) ia tão silenciosamente que ele mal podia ouvir suas pisadas. Ouvia, sim, uma respiração: o invisível companheiro de fato respirava com vontade; devia ser uma criatura enorme. Foi um grande choque.
...
A coisa (se é que  não era uma pessoa) ia tão silenciosa que talvez fosse sua imaginação. Já estava certo disso, quando ouviu ao seu lado um suspiro grande e profundo. Não era imaginação! O fato é que sentiu o hálito quente desse longo suspiro na mão direita.
...
- Quem é voce? - murmurou baixinho.
- Alguém que esperava por sua voz. - respondeu a coisa. O tom não era alto, mas amplo e profundo.
- Você é... um gigante?
- Pode me chamar de gigante - disse a grande voz. - Mas não me pareço com as criaturas que voc~e chama de gigante.
...
Sentiu novamente o hálito quente da coisa no rosto e na mão.
- Morto não respira assim. Pode me contar suas tristezas, rapaz.
O hálito deu a Shasta um pouco mais de confiança.
...
- Não acho que voce seja um desgraçado - disse a grande voz.
- Mas não foi falta de sorte ter encontrado tantos leões?
- Só há um leão - respondeu a voz.
- Não estou entendendo nada. Havia pelo menos dois naquela noite...
- Só há um leão, mas tem o pé ligeiro.
- Como você sabe disso?
- Eu sou o leão.
Shasta escancarou a boca e não disse nada. A voz continuou.
- Fui eu o leão que o forçou a encontrar-se com Aravis. Fui eu o gato que o consolou na casa dos mortos. Fui eu o leão que espantou os chacais para que você dormisse. Fui eu o leão que assustou os cavalos a fim de que chegassem a tempo de avisar o rei Luna. E fui eu o leão que empurrou para a praia a canoa que você dormia, uma criança quase morta, para que um homem, acordado a meia-noite o acolhesse.
- Então foi você que machucou Aravis?
- Fui eu.
- Mas por que?
- Filho! Estou contanto a sua história, não a dela. A cada um só conto a história que lhe pertence.
- Quem é você?
- Eu mesmo - respondeu a voz, com uma entonação tão profunda que a terra estremeceu. E de novo: - Eu mesmo - com um murmúrio tão suave que mal se podia perceber, e parecia, no entanto, que esse murmúrio agitava toda a folhagem a volta.
...
O Grande Rei encaminhou-se para ele. A juba e um perfume estranho e solene, que nele pairava, cercaram o menino. O Leão tocou a fronte de Shasta com a língua. Os olhos de ambos encontraram-se. Depois, instantaneamente, a brancura da névoa misturou-se com o brilho ardente do Leao, num redemoinho de glória, e os dois sumiram. Shasta se viu só, com o cavalo, na relva de uma colina, sob um céu azul. Todas as aves do mundo cantavam."

As Crônicas de Nárnia - C.S. Lewis.

Um comentário:

  1. Crônicas de Nárnia é o melhor livro na face da terra.
    Sinto sua falta e torço para que você esteja bem, tenho você como minha irmã mais velha e amo-a muito. Beijos tamy ;*

    ResponderExcluir